Estimados Irmãos, Utentes, Familiares, Funcionários e Comunidade.
De modo a esclarecer todos os interessados, cumpre à Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia, informar o seguinte:
Na sequência de termos conhecimento da infeção pelo vírus SARS-CoV 2, num dos colaboradores da Instituição, procedemos à testagem de todos os residentes e colaboradores.
Conhecidos os resultados dos testes, foram detetados 16 utentes positivos e 8 colaboradores, os quais se encontram na Instituição, com sintomas ligeiros, sendo que a maioria está assintomática.
Foram contatadas as autoridades de saúde, proteção civil e segurança social, que num ato exemplar de colaboração, tomaram as seguintes decisões:
– Todos os idosos ficam na Instituição, pois como se disse anteriormente nenhum necessita de cuidados médicos especiais.
– Os utentes foram separados em duas alas, ala de positivos e ala de negativos.
– Os utentes estão a ser acompanhados pelos nossos colaboradores, que até ao momento não têm regateado esforços para que nada falte.
Permitam-me que nesta hora realce o trabalho, a dedicação e o profissionalismo de todos os profissionais no desempenhado das suas funções. São um exemplo de abnegação e doação.
Dirijo-me a todos os familiares e amigos dos nossos utentes, que tenham e certeza que tudo faremos para ultrapassar esta desventura.
Queremos ainda publicamente agradecer:
– À DGS, nas pessoas do Dr. Rui Clemêncio e Enf. Cristina, que de uma forma rápida, competente e colaborativa, nos ajudaram a encontrar as soluções possíveis.
– À Segurança Social, na pessoa do Dr. Fernando Dias, que de imediato respondeu às nossas dúvidas e medos.
– À Proteção Civil, na pessoa do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Armamar, que desde o primeiro momento tem solidariamente estado com a Santa Casa.
Vila Seca, 19 de dezembro de 2020
O provedor
Manuel Correia da Silva
